sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Babosa (in natura) Para Os Cabelos

Olá Kinayas!

Bom, hoje vamos falar da Babosa ou Aloe Vera!
Eu amooooooo passar babosa in natura no meu cabelo. Ele sempre agradece!
Bom, a babosa já está sendo utilizada pela indústria de cosméticos, faz é tempo! Nós a conhecemos bem, pois aparece na indicação de muitos produtos que vemos nas prateleiras. As propriedades da babosa nos cabelos já foram comprovadas por cientistas em pesquisas a perder de vista! Tanto que hoje ela faz parte da composição das fórmulas de vários produtos capilares.

É uma planta rica em minerais e vitaminas antioxidantes que evitam o envelhecimento das células. Tem aminoácidos essenciais e secundários que regeneram e recuperam os tecidos, enzimas que atuam no processo digestivo, acelerando o metabolismo e portanto, favorece a eliminação das toxinas e do colesterol. Outra substância, a Acemannan, que ativa o sistema imunológico na defesa contra vírus, bactérias...
A babosa também apresenta princípios ativos fitoterápicos que penetram na pele, hidratando e nutrindo. Seus componentes saponínicos e antraquinônicos agem como analgésico, antiinflamatório nas dores de coluna e outras dores. 

Como vimos, ela tem inúmeros benefícios, tanto para o cabelo quanto para a pele. Para o cabelo, ela também é indicada para estimular o crescimento!!! Nesse sentido, posso comprovar sua eficácia. Sempre que estou com os cabelos curtos, uso muita babosa também para que ele cresça e cresce! E o melhor de tudo, cresce saudável. Mas a babosa não é milagrosa. 
Para que os fios cresçam saudáveis, não basta utilizar unicamente a mamona, achando que vai dar jeito, principalmente se o cabelo estiver hiper-ultra-mega detonado por causa de alisamentos, progressivas, colorações, e uso de química em geral. Se você já tem um programa de cuidados com os crespos, continue e acrescente a aplicação da babosa como mais um item. A babosa contém elastina, colágeno e óleos essenciais, por isso sua eficácia para hidratação e regeneração nutricional celular. Por causa de suas propriedades, várias civilizações no passado homenagearam a Aloe Vera (babosa) como dádiva à humanidade.
Na índia ela é chamada de cetro divino, pois as folhas apontam para o céu. Os chineses chamam de Lu-hui e a consideram boa pra saúde, longevidade e potência sexual. Na Colômbia, é costume amarrar folhas de babosa nos pés e nas mãos das crianças para proteção contra mordidas de insetos. Tribos africanas, em epidemia de gripe tomavam banho usando a planta em infusão para combater os germes... Como podem ver, ficariamos tranquilamente aqui por dias, deixando explícito os inúmeros beneficios da planta!!!
Babosa é realmente poderosa e poucos sabem disso!
Para o corpo, a babosa também traz inúmeros beneficios. O chá da babosa, por exemplo, é recomendado pra quem está com feridas abertas no pós cirurgia. Tem propriedade antibacteriana, cicatrizante e utiliza-se também em queimaduras pois ela regenera a pele. Há quem diga que é bom até para o câncer, no entanto, para este não existe nenhum estudo científico comprovado que comprove sua eficácia.


Segundo historiadores, a babosa era o segredo de beleza da rainha do Egito, a Cleópatra. Óóóóóó!!!
Bom, tem quem misture a babosa com ampolas ou cremes, eu como já falei, uso a babosa in natura. Do jeitinho que colho, eu aplico. Sem misturas. A babosa serve também para evitar queda de cabelo, pois fortalece os fios e é bom até pra pele acneica pois como já falei, é um poderoso cicatrizante. Temos muitos produtos a base de Aloe Vera.
Eu sempre utilizo a babosa da seguinte maneira: Pego uma folha, tiro a baba de dentro raspando com uma colher ou com a faca mesmo, e pronto! Pra quem não conhece, a consistência dela é bem pegajosa como uma coriza. Antes, eu fazia isso e aplicava no cabelo e era um pouco dificil de espalhá-la por igual pelo cabelo porque ela é um pouco teimosa, a consistência dificulta um pouco o processo. Mas agora minha mãe me ensinou!! Eu raspo a baba dela e bato no liquidificador! Sem comparação! Ela fica bem mais fácil de ser espalhada nos cabelos. Obrigada Mamadiiiiiiiiiii! :)

Aí, envolvo com sacola plástica de supermercado mesmo, ou papel alumínio e deixo por 40 minutos. Depois deste tempo, enxaguo os cabelos e pronto! Faça isso uma vez por semana ou de 15 em 15 dias.
IMPORTANTE: É importante que a aplicação seja feita nos CABELOS LIMPOS e secos ou levemente úmidos. É importante também para um melhor resultado, que o cabelo seja lavado somente com shampoo antes da aplicação, pois ela abre as cutículas do cabelo, enquanto o condicionador fecha.
E fechar as cutículas para passar algo no cabelo é praticamente jogar produto fora, não é? Então, deixe o condicionador somente para quando for fazer uma lavagem nos cabelos. Quando for hidratar, umectar, nutrir, reconstruir os cabelos, lave-os apenas com shampoo e pronto.

Eu fiz um vídeo mostrando desde a colheita ahahahaha! até a aplicação. Contei com a ajuda da irmã e da mamadi, minhas fofuskas!
Assistam e espero que gostem! :)


AfroBeijos!








8 comentários:

  1. Gosteii, já tinha ouvido falar mais não sabiia como fazer, muito Obriigadaaa, e agora procurar a babosa e fazeer... Xero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Heloiza!!
      Procure sim a babosa e aplique. Volta para nos contar sobre suas impressões, o que achou e tal, tá?
      Outro xero procê!!!

      Excluir
  2. Gostei da dica!! Essa da sua mãe foi muito boa...kkk
    Obrigada por me ensinar a passar, fazia tudo errado...rsrs
    Brande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia Fernanda!!!!!!! Obrigada pela visita!
      A dica da minha mãe realmente deu um adianto, né? Ahaha!
      Que bom que gostou! Um super beijo!!!!!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Oi Carla!!!! Faça e nos diga o que achou, se possível. Beijos e obrigada pela visita!!

      Excluir
  4. Amiga a Babosa é um santo remédio sim! Ela é maravilhosa para cicatrizar machucados, queimaduras, até para ser ingerida! Digo isso pq já fiz experiência. Meu pai é diabético e queimou a perna e nada estava cicatrizando. Peguei a babosa, fiz um curativo e em 3 dias estava praticamente sem ferida nenhuma! Parece milagre, mas eu presenciei! Outra e anterior experiência foi quando a Luiza abriu o queixo! Usei tb, não ficou nem cicatriz. Quando o Tales queimou a Perna no cano da moto do entregador de pizza tb usei e foi outra experiência que comprovaram! Eu tenho aqui em casa! Posso te dar uma muda! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. iiiiih, pelo visto você nem leu o post, né? kkkkkkkkkkkkkkkk
      Eu to sabendo do poder da babosa, amiga... falei tudo isso aqui no post. Beijos

      Excluir